A origem da limpeza: uma viagem pela história até hoje!

Já parou para pensar desde quando o ser humano tem o hábito de limpar? Neste artigo, você conhece mais sobre a história da limpeza.

 

A autora Ida Feldman um dia escreveu “Enquanto você estiver vivo, vai ter louça”! Essa pequena frase de humor esconde uma verdade que existe desde a pré-história: a limpeza é um hábito que os primeiros humanos já cultivavam.

E não estamos exagerando quando dizemos “pré-história”! Estudos arqueológicos apontam que desde esse período da história, os humanos queimavam lixo, que naquele tempo consistia quase que totalmente em pedaços de carne de caça, para evitar o mau cheiro e depositavam essas cinzas e também ossos nos mesmos lugares de sempre. Pode-se dizer que esses eram os primeiros aterros!

 

Ao longo dos séculos, a limpeza também foi identificada em outras civilizações

Cada povo dava uma importância diferente à limpeza e aos hábitos de higiene. Os mesopotâmicos eram aficionados por banhos e existe registro até mesmo de uso de escovas de dente e fio dental por eles. Já no Egito antigo, os sacerdotes ficavam responsáveis pela limpeza dos templos de seus deuses, deusas e divindades. Para eles, a limpeza era considerada até mesmo um ato religioso.

Na Roma antiga, a limpeza era tão importante que motivou a construção de aquedutos para que a população tivesse acesso à agua – quase que essencialmente para uso no banho – a limpeza urbana, por exemplo, ainda era um pouco negligenciada.

 

Da Idade Média ao Renascimento: a queda e ressurgimento da limpeza

A história da limpeza vinha de vento em popa até a chegada dela: a Idade Média, um período histórico marcado pela desvalorização da limpeza e da higiene pessoal. Não é à toa que essa época é marcada por pragas, pestes e doenças. Você sabia que a expectativa de vida na Idade Média era de mais ou menos 35 anos? Claro que isso variava de acordo com a classe social das pessoas, mas a falta de higiene não ajudava ninguém!

Mas tudo isso ficaria para trás com a chegada do Renascimento, que trouxe de volta a valorização e os hábitos de limpeza de ambientes e de higiene pessoal. Um documento escrito por um médico italiano, Girolamo Cardano, no século 16, descrevia os benefícios da limpeza cotidiana, do banho e da lavagem de roupa como formas de preservar a saúde.

 

O crescimento das cidades traz um novo desafio para a limpeza

A Revolução Industrial no século 19 trouxe consigo o crescimento das cidades e, com isso, desafios de saneamento. Neste período, doenças como a cólera e outras epidemias começaram se espalhar. Mais do que preservar o hábito da limpeza e da higiene pessoal, foi necessário pensar em sistemas de coleta de lixo para evitar o grande acúmulo dele nas ruas e formas de tratamento de água.

Daí em diante, a limpeza nunca mais saiu de pauta! No século 20, as novas tecnologias e o árduo trabalho de pesquisa & desenvolvimento só contribuíram para o avanço das ferramentas de limpeza e vimos um verdadeiro boom de produtos e equipamentos que viriam facilitar a nossa vida e fazer da limpeza um hábito cada vez mais prático e rápido. E para elevar as discussões e desafios do setor, a sustentabilidade na limpeza nunca foi tão debatida quando na chegada do século 21. Afinal, limpar é preciso e proteger o planeta é essencial!

 

A Talge contribui para uma limpeza simples, eficaz e sustentável

Uma ampla variedade de panos de limpeza para as mais diferentes aplicações e ambientes. É isso que você encontra na Talge!

Diversas opções que oferecem eficácia inigualável na hora da limpeza: alto poder de absorção para uma limpeza rápida e eficaz em casas, escritórios, estúdios, estabelecimentos comerciais, clínicas, hospitais, entre outros. E na Talge, você encontra também opções reutilizáveis de panos de limpeza. Porque limpar com sustentabilidade faz toda a diferença!

E tem mais: para ajudar na limpeza, nada melhor do que luvas de proteção. E na Talge também tem! Ampla variedade de luvas nitrílicas, de látex, de vinil, entre outras.

Na história da limpeza no mundo, a Talge traz variedade, modernidade, eficiência, praticidade e proteção ao meio ambiente.

Acesse o site e conheça nossa linha completa de panos de limpeza e luvas: www.talge.com.br.

Quero revender

Aceito receber comunicações via e-mail:

Ao informar seus dados concorda com nossa Política de Privacidade.

Cadastre-se

Ao enviar meus dados, concordo com a Política de Privacidade.

Cadastre-se

Ao enviar meus dados, concordo com a Política de Privacidade.