A história do bambu: sua origem e benefícios

Conheça algumas curiosidades sobre uma das matérias-primas mais utilizadas nas diversas linhas de produção em todo o planeta.

 

Você sabia que o bambu é uma das matérias-primas mais antigas do mundo? Acredita-se que tenha se originado entre 65 e 136 milhões anos atrás na Ásia e América, já que a grande maioria das espécies deste vegetal está espalhada nesses continentes.

Por ser altamente resistente e versátil, o bambu é utilizado para os mais diferentes tipos de produtos. Não é à toa que é considerado pelos asiáticos o “ouro verde” das florestas e uma verdadeira dádiva. O bambu é uma planta que carrega em si muitos significados: no Japão, representa prosperidade; já na Índia, amizade. Para os chineses, é quase impossível viver sem o bambu. Mas e no Brasil? Acompanhe a leitura!

 

O bambu no Brasil

O bambu também é uma espécie nativa das Américas. Os povos indígenas utilizavam o bambu no seu dia a dia para a produção de diversos objetos: armadilhas, arcos e flechas, casas, cestos, entre outros. Além de produzirem também peças de enfeite com o bambu.

Com a vinda dos portugueses ao Brasil, o bambu começou a se popularizar entre os recém-chegados, que não conheciam a planta na Europa. Por volta de 1814, desembarcaram em nosso país as primeiras espécies asiáticas. E, em 1908, com o começo da imigração dos povos japoneses no Brasil, novas espécies de bambu foram trazidas ao país.

Aos poucos, o bambu e os produtos produzidos com ele começaram a fazer parte do dia a dia dos brasileiros, principalmente no ambiente rural. Apenas em 1850 o bambu estreou em produções industriais no Brasil, sendo utilizado na fabricação de papel nas fábricas de celulose em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

 

As características do bambu

O bambu possui basicamente quatro características marcantes: é resistente, durável, flexível e possui alto grau de regeneração.

A resistência e durabilidade do bambu permitem que ele seja usado nos mais diferentes segmentos, inclusive na construção civil. Afinal, ele requer pouca manutenção e sua substituição pode ser feita a longo prazo. Sua flexibilidade permite que ele seja usado em diferentes formatos. E sua alta capacidade de regeneração possibilita a realização da poda sem causar danos à raiz, fazendo dele uma ótima fonte renovável de matéria-prima. Mas não acaba por aí!

 

O bambu como um forte aliado na cozinha

Além de todas as características que vimos acima, o bambu possui um benefício que faz dele uma matéria-prima excelente para produzir utensílios de cozinha: ação antibactericida natural. No ambiente de cozinha, altamente propenso a contaminações cruzadas e ação de micro-organismos, os utensílios de bambu chegam como um reforço para a segurança e saúde humana.

 

Uma matéria-prima altamente sustentável

E como se não bastassem todas as vantagens que o bambu nos oferece, ele ainda é um material sustentável: é biodegradável – ou seja, se decompõe na natureza de forma natural – e também compostável, podendo ser utilizado pelo ser humano no processo de compostagem e desenvolvimento de adubos e húmus.

É por tudo isso e muito mais que o bambu é considerado a matéria-prima do futuro!

 

A Talge utiliza o bambu em muitos de seus produtos

Toda a sustentabilidade e benefícios do bambu podem ser encontrados em diversos produtos da Talge para uso no segmento de Food Service, dentre eles:

  • Espetos para churrasco
  • Palitos de algodão doce
  • Hashis
  • Palitos de dente (linha Talge Eco)

E mais!

 

Acesse www.talge.com.br e conheça mais detalhes sobre os produtos sustentáveis produzidos com bambu da Talge. Proteger o meio ambiente e entrar em conformidade com as leis ambientas nunca foi tão acessível!

Quero revender

Aceito receber comunicações via e-mail:

Ao informar seus dados concorda com nossa Política de Privacidade.

Cadastre-se

Ao enviar meus dados, concordo com a Política de Privacidade.

Cadastre-se

Ao enviar meus dados, concordo com a Política de Privacidade.