Viaje com a Talge pela evolução das luvas

Da era paleolítica, passando pelo Egito antigo até os dias de hoje, veja como a luva evoluiu na história e suas curiosas aplicações ao longo dos tempos.

Existe uma palavra que pode descrever muito bem as luvas: versatilidade. Isso porque este objeto – que data de mais de 20 mil anos atrás – já foi usado das mais diferentes maneiras, com as mais diversas finalidades, ao longo da sua história de evolução.

E nem precisamos ir tão longe assim para constatar esse fato! Atualmente, podemos ver ao nosso redor, nas casas, estabelecimentos comerciais, clínicas, hospitais e na moda que as luvas estão presentes em diferentes áreas da vida com diferentes objetivos e que são confeccionadas com uma infinidade de materiais!

Falando em “materiais”, esse é um ótimo ponto de partida para explicar o início da história das luvas.

 

O que as luvas e os mamutes têm a ver?

Como dissemos lá no começo do artigo, as primeiras luvas datam de mais de 20 mil anos atrás. Acredita-se que elas – ou algo parecido com o que elas representam hoje para nós – surgiram no período Paleolítico, isso segundo algumas evidências arqueológicas.

Sabe-se que a temperatura na Terra era bem menor. Por este motivo, nossos ancestrais humanos criaram e utilizaram objetos semelhantes a luvas para envolver mãos e braços. As luvas paleolíticas eram feitas com pele de caças, como o mamute, e tinham como objetivo proteger do frio e evitar cortes.

 

Do Egito antigo à Idade Média, a luva ganha outro significado!

Um dos primeiros momentos da história onde a luva começa a ser usada com outra finalidade além da proteção é no Egito antigo. Neste período, a luva é usada como acessório de adorno por faraós e outras figuras de destaque, pois muito mais do que moda, a luva representava um símbolo de status. Eram feitas essencialmente de linho.

Outro marco da luva como acessório de moda, enfeite e status acontece na Idade Média, quando ela era usada pela nobreza. Neste período, as luvas eram confeccionadas com couro, veludo e seda.

Neste mesmo período de tempo, as luvas também eram parte fundamental da armadura de cavaleiros medievais. Feitas de metal, eram usadas para proteger a mão destes guerreiros enquanto manuseavam armas em batalhas.

 

Luvas, saúde e segurança: quando esta combinação aconteceu?

No século XIX, Joseph Lister, um cientista de Glasgow, começava a introduzir estudos e análises sobre técnicas de antissepsia na área da saúde, mais especificamente durante cirurgias. O procedimento na época era fazer a lavagem de feridas e das mãos dos médicos cirurgiões com Ácido Carbólico, mas a substância causava vermelhidão e eczemas na pele. O problema não estava resolvido: como proteger as mãos de profissionais da saúde de maneira mais eficaz?

Foi quando, em 1889, o cirurgião norte-americano William Halsted entra em contato com uma grande fabricante de pneus e encomenda luvas de borracha. A ideia deu certo como ferramenta de proteção! Na época, era esterilizada para ser reutilizada. Mas sabemos que o conceito evoluiu muito para as luvas descartáveis que conhecemos hoje em dia.

 

A luva e suas funções hoje

As luvas com propósito de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e higiene evoluíram rapidamente desde as primeiras feitas com borracha em 1889. Hoje, temos opções de látex, vinil, nitrílica, entre muitas outras!

E não para por aí: as luvas de proteção vão muito além do uso em hospitais, clínicas e instituições de saúde. Hoje, são usadas por uma gama enorme de profissionais em cozinhas industriais, estúdios de tatuagem, estabelecimentos de jardinagem, clínicas de estética… As possibilidades são infinitas! É por isso que a luva venceu o teste do tempo e se tornou um dos objetos mais longevos da história da humanidade. E a Talge contribui para esse sucesso todo!

 

Na Talge, você encontra uma linha completa de luvas!

A linha de luvas Talge é muito utilizada por profissionais dos mais diversos segmentos porque oferece a eles muita variedade de modelos e cores.

Temos luvas de látex com ou sem pó, luvas de vinil com ou sem pó, luvas nitrílicas, luvas tricotadas, luvas para procedimento com ou sem pó, luvas plásticas, luvas soft TPE e muito mais!

Acesse www.talge.com.br e conheça a nossa linha completa de luvas. Da história diretamente para suas mãos, as luvas Talge são sinônimo de qualidade e resistência!

Quero revender

Aceito receber comunicações via e-mail:

Ao informar seus dados concorda com nossa Política de Privacidade.

Cadastre-se

Ao enviar meus dados, concordo com a Política de Privacidade.

Cadastre-se

Ao enviar meus dados, concordo com a Política de Privacidade.