O uso de luvas no setor industrial, sanitário ou alimentício é indispensável para a proteção de todas as pessoas que frequentam esses ambientes. Ao utilizar esse equipamento de maneira adequada, é possível prevenir acidentes, contaminações e até lesões nas mãos.
No entanto, para aumentar a segurança no trabalho e garantir a eficácia das luvas, é necessário conhecer os diferentes modelos disponíveis no mercado e as suas indicações de uso. Caso contrário, as chances de algum acidente pelo uso inadequado desse equipamento acontecer aumentam consideravelmente.
Por isso, preparamos o conteúdo a seguir com os principais modelos e as indicações de uso adequado para cada uma delas. Confira!
Importância do uso das luvas profissionais
As luvas profissionais são de extrema importância para proteger as mãos durante o desempenho de diversas atividades. Para os trabalhadores de food service, por exemplo, o uso do equipamento evita que os alimentos sejam contaminados por agentes externos, impossibilitando a transmissão de bactérias e diminuindo os riscos de doenças infecciosas.
Diferenças entre as luvas profissionais
Existem diversos modelos de luvas profissionais. Por conta disso, para que ofereçam a proteção adequada e não prejudiquem o trabalho do usuário, devem possuir o material adequado e serem utilizadas conforme a sua finalidade.
Pensando nisso, trouxemos as principais características e diferenças entre os modelos de luvas, segundo Amanda Tavares, especialista em qualidade na empresa Talge. Confira:
Luvas de látex
Feitas de borracha natural, as luvas descartáveis de látex estão disponíveis no mercado nas versões com ou sem pó e são bastante utilizadas no cotidiano. Indicadas para a realização de alguns procedimentos médicos, higiene e limpeza, apresentam boa adaptação às mãos, são práticas de calçar e resistentes. Porém, seu uso pode causar alergias em pessoas sensíveis ao látex.
Luvas de vinil
Diferentemente do modelo anterior, as luvas descartáveis de vinil são fabricadas de policloreto de vinila e são hipoalergênicas, ou seja, não causam reações alérgicas aos usuários. Resistentes a rasgos, perfurações e a proliferação de fungos e bactérias, são utilizadas nas seguintes áreas:
- Food servisse;
- Limpeza;
- Saúde;
- Estética.
Luvas de nitrila
Fabricadas com borracha sintética, as luvas de nitrila oferecem alta destreza e resistência, sendo indicadas para a realização de procedimentos que envolvem trabalhos de precisão e para profissionais que atuem na indústria química, automotiva e alimentícia.
O uso incorreto das luvas expõe os usuários a diversas situações de risco, que envolvem desde cortes até a contaminação. Por conta disso, é fundamental que você conheça os diferentes tipos de luvas descartáveis e para que são indicadas.
Dessa forma, você garante maior segurança durante o manuseio de alimentos, substâncias químicas e biológicas. Também evita a transmissão de vírus e bactérias para outras pessoas envolvidas no seu trabalho.